top of page
Chinho e Colixo
2003

 

"Lagariça é um povoado de clima ameno, banhado pelo ar fresco da serra até o mar. Olhando para o horizonte deste, a impressão com que se  fica é que a brava é maior do que na realidade ela é , pouco distante do Fogo, bifurcando na sua extremidade sul, como a lingua bifída de uma vibora. O mar é um grande corredor, entre essas duas ilhas, umas vezes calmo e mansinho como as passadinhas de bico vermelho e penas multicolores, fonte de inspiração de algumas mornas outras vezes, com pequenas ondas que se desenham em toda a sua extensão, deixando quase sempre rastos brancos como um campo coberto de lírios em flor."

 

Aquele Retrato
2009
​

"Os noivos sairam de carros diferentes. A última a descer foi Ana que trazia  um vestido de noiva de cauda longa,não como o da tia que ela se  recordava havia anos,à cabeça a coroa branca, réplica de um castelo, com  efeitos arrendondados e brilhantes, cintilando mesmo naquele tempo cinzento  e a noite  espreitando... Não olhava praticamente para ninguém, caminhava em direcção a porta principal da Igreja com os olhos no chão, como se estivesse procurando algo no vácuo. Com a mão direita elevava a cauda do seu vestido, procurando não a molhar na agua estagnada das chuvas, e essas em pingos se trasformavam. Na esquerda um " bouquet" de flores brancas, feitas de cetim, suavemente brilhando ao despedir do dia de um sol que não quisera brilhar."

Recado das Ilhas
2011

​

"Assim como os insetos e os faróis dos navegantes, as suas luzes daquela Praça me atrairam e me chamaram a atenção, De longe via-se cabeças humanas como que suspensas em penumbra ondulante produzida pelos holofotes colocados no chão e suspensos até nos galhos das árvores.Os focos com os seus feixes como chuva caindo em profusão, iluminavam a grande estátua e inscrições biseladas a negro em mármore polifo rectangular."

Obras do autor

O curandeiro de Monte Piorro

2014

"Todos os dias, era uma romaria para a casa do Philipe, que de longe, no alto da colina parecia uma procissão. Havia alguns doentes que tinham feito uma longa caminhada a pé ; da Cova- Figueira, cerca de trinta quilómetros, do Cural Grande quase a mesma distância, de S.Lourenço e de  Sambudá; uns montados nos animais de carga, comfome e sem dia de voltar; outros com sola dos pés cheios de bolhas de água de tanto  andar nos caminhos quentes e pedregosos. Não sentiam a inclemência do tempo nem da distância! Não reivindicavam a demora no atendimento porque, como diziam, quem tem fé remove os montes. Não sentiam fome nem sede, porque o caminho da casa do homem fortalecia-lhes o espírito e o corpo, renovava a esperança de alcançarem a saúde. Sabiam que o homem  tirava-lhes o desfalecimento da alma e da dor fisica. Sabiam que o homem curava e já deu vidas. Sabiam que o homem era discípulo do santo, milagroso. Sabiam que o homem tinha sabedoria que lhe era ditada por um ente superior, todas as noites durante."o sono.

bottom of page